segunda-feira, janeiro 16, 2006

Os desenhos animados da minha infância

Já desde há muito tempo que cultivo uma memória mais ou menos nítida sobre uns desenhos animados que costumavam passar na televisão quando eu era pequena. Não eram especialmente bons, especialmente engraçados, especialmente nada. Mas eu gostava deles. Já tentei, por diversas vezes, explicar às pessoas com quem converso sobre o universo infantil da nossa infância a que desenhos animados me refiro, mas acabo sempre por fazer uma figura triste e passar por maluquinha que inventou uns desenhos animados com liliputianos. Na esperança de que alguém partilhe esta memória, e porque daqui a uns anos quando for a contar esta história pela milionésima vez alguns pontos já deverão ter sido acrescentados, fica aqui aquilo de que me recordo.

Os desenhos animados tinham como personagens principais uns seres pequeninos (à falta de melhor descrição) que viviam dentro de umas grutas debaixo do solo. Como a memória é fraca, acho que eram mineiros, e lembro-me da particularidade de utilizarem os pirilampos dentro de gaiolas de forma a poderem ter luz. Lembro-me de pouco mais do que isto a não ser que não podiam sair das grutas porque os gigantes que viviam cá fora nunca poderiam saber da sua existência (mas esta parte acho que já sou eu a fazer confusão...).
Lembro-me de um episódio em particular, onde alguém descobre um pedaço de papel com uma anedota escrita, e quem quer que lesse aquela anedota não conseguia parar de rir. A partir daí instala-se a confusão e no final eles tiveram todos de viajar para beber uma água qualquer que seria a única maneira de pararem de rir (o final é aquilo de que menos me lembro, por isso não sei se era mesmo assim).

Ora eu não sou maluquinha. Eu tenho a certeza que estes desenhos animados existem, só que não consigo encontrar provas disso em lado algum. Mas eu tenho a certeza!

10 Comments:

At 11:58 da tarde, Blogger Pantufa said...

Eu acho que me recordo!
Do que me lembro não eram tanto desenhos animados, mas bonecos, tipo marretas.
Viviam em comunidade, e tenho a ideia de que havia um boneco e os amigos como figuras principais e que tinham um fascinio por sair das grutas...
Cá fora os gigantes, penso que eram humanos...
Tenho uma vaga recordação de que estavam sempre em construções no interior das minas.
Estou intrigado como o nome destes bonecos, vou procurar...

 
At 4:57 da tarde, Blogger Tiago said...

Exactamente. Não é fruto da tua imaginação. Também me recordo de ver mas confirmo que eram bonecos tipo marretas e não desenhos animados. Ainda davam no tempo em que só havia o Canal 1 e o Canal 2.

 
At 1:34 da manhã, Blogger Adriana said...

E nomes, e fotos? alguém me arranja?

 
At 10:10 da tarde, Blogger A Mulher said...

A única coisa que me soou familiar nesse post foram os pirilampos dentro de gaiolas. Mas não sei se apenas estou a confundir o descrito com o que hoje em dia (tempo em que já há 4 canais) se chama "candeia".

:D

 
At 12:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

marretas?!isso faz-m lembrar akele q eram tds homens pekeninos com akeles xapeus bicudos vermelhos, q d facto viviam dentro dos troncos das arvores tipo grutas, e ca fora eram os duendes, gigantes.E lembro-m disso dos pirilampos.O nome dos desenhos animados, nao m lembro...desculpa.

 
At 4:05 da tarde, Blogger Unknown said...

Olá, eu tenho 23 anos, e lembro-me daqueles dos homens pequeninos (os gnomos :) que viviam nas árvores, ensinavam-nos a respeitar a natureza e passavam a vida a dar lições aos trolls que não tinham um cérebro muito desenvolvido e só queriam apanhar os gnomos para brincar com eles. O nome desses desenhos animados é A Chamada dos Gnomos.

 
At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

achei genial o nome do teu blog

 
At 11:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois eu lembro-me perfeitamente. Eram um dos meus desenhos animados preferidos. Tenho sempre a mesma sensação. Que apenas eu conheço os liliput. Ja procurei no youtube, mas não há qualquer referencia.

 
At 11:28 da manhã, Blogger lumiteca said...

Ola so vi este post hoje pois tambem procurei o.nome destes desenhos animados acho que se chama Fraggle Rock

 

Enviar um comentário

<< Home