segunda-feira, janeiro 02, 2006

Lá por se ser licenciado, não quer dizer que não possa trabalhar...

Tive uma visita inesperada da pior espécie hoje de tarde. Enquanto me encontrava no meu pior aspecto, ou seja, acabada de levantar, de pijama e a ver televisão no quarto dos meus pais, familiares, que já não via há muito tempo, apareceram cá em casa. Após muito esquivanço, lá os fui cumprimentar (vestida e penteada), e tive de contribuir para a conversa da treta. Então, como vão as coisas? É só trabalho eu! Tu andas à procura né? Tá complicado. Dou-te um conselho, faz um currículo em que não ponhas a licenciatura porque senão não arranjas nada.

É verdade, se for estúpida ao ponto de colocar no meu currículo que andei cinco anos a estudar, que as minhas habilitações correspondem a uma licenciatura, ninguém me dá trabalho, é triste, mas é verdade. É verdade que a licenciatura é mais um fardo do que um auxiliar. É verdade que a menos qualificada para ingressar no mercado de trabalho sou eu, que me licenciei. É verdade que para procurar emprego na minha área, não tenho habilitações ou experiência que chegue. E é verdade que para procurar trabalho onde só peçam o secundário, ou até nem isso, eu não sou aquilo que procuram a não ser que esqueça a minha licenciatura.

Ou então não é verdade, ou pelo menos não deveria ser.

O que é verdade, é que isto é tudo muito ridículo, e eu nunca o vou achar normal só porque toda a gente o pratica e sabe que é assim. Por mais que seja assim não deveria ser, e eu nunca vou ter vergonha de dizer que sou licenciada, no mínimo tenho orgulho.

Mas o pior de tudo, é que, provavelmente, vai haver uma altura, em que muita coisa vai ser necessária, mas não é lá por ser licenciada é porque sou licenciada.


PS: A pessoa que me disse isto não merecia ter originado este post.