sábado, novembro 19, 2005

Eu e as candidaturas online

Acho que se pode dizer que tudo o que fazemos hoje em dia envolve a internet. Se não envolve, poderia envolver. Sentadinhos numa cadeira em qualquer lugar do mundo, podemos pagar contas, fazer encomendas, até arranjar um emprego. Ou pelo menos tentar.

Parece-me que se deveria dar um crédito extra a quem se candidata a empregos online. Para além do processo normal de construção de um curriculum vitae e uma carta de apresentação/candidatura espontânea, a candidatura online envolve um complexo processo de criação de usernames e passwords interminável. Digo interminável porque o registo inicial num site que nos oferece a possibilidade de receber por e-mail as propostas de várias empresas que anunciam em outros sites implica que, ao entrar em contacto com o anúncio se tenha de efecutar novo registo e adicional criação de username e password se quisermos enviar o curriculum via internet.

Nalgumas situações, caso se tenha feito um registo correcto há ainda que receber por e-mail a confirmação de que este foi enviado e aceder novamente ao site de forma a ser validado.

Caso se esteja a lidar com empresas especializadas em recrutamento e selecção, ou então com empresas que apresentem um serviço de recepção de candidaturas espontâneas online, sempre temos a bela opção de preencher um questionário referente à nossa formação, experiência profissional e outras características importantes que fazem, claramente, parte da informação constante do curriculum que podemos, se desejarmos, anexar à candidatura que efectuamos.

Depois disto tudo, de todo o tempo investido a criar passwords e usernames em tudo quanto é site com ofertas de emprego, chega-se ao fim de uma bela hora, com registos feitos em todo o lado e uma candidatura enviada.

Melhor mesmo é encontrar o anúncio, copiar a morada e a referência e mandar uma cartinha, aquela que fizemos quando decidimos começar a procurar por trabalho e meter no correio. Sempre é mais pessoal, e puxa a presença física de um curriculum ao qual de outra forma poderiam dizer adeus com um simples carregar de um botãozinho.