domingo, abril 29, 2007

Would you like to know more?

O desafio de continuar a crescer é ir aprendendo a aprender com os erros e não a deixar de errar. A burrice é estrategicamente definida de acordo com o número de vezes que somos "encurralados" a cometer os mesmo erros, sucessivamente. A aprendizagem é, por suposto, um processo complicado que implica não apenas identificar o erro como, igualmente, a estratégia adequada para a sua correcção eficaz. A erradicação do erro é fisicamente impossível se pensarmos que ele, inadvertidamente, acontece sempre que pensamos "da última vez correu mal, agora vai ter de ser diferente". Isto porque o dito pensamento implica que uma acção já se encontre a decorrer. Iniciamos o processo erróneo mas a ponderação atempada coloca-nos no caminho certo. A erradicação implicaria que o processo não foi iniciado.
Sendo assim, a criatividade envolvida no exercício da resolução do mesmo problema de diferentes formas poder-se-á dizer gigantesca. Enquanto que um simples "não" não inicia a engrenagem que se processa no sentido contrário aos ponteiros do relógio e que, eventualmente, parará com a resposta "ups... fiz merda".

A minha conclusão: metade do nosso tempo é passado na correcção de problemas, ao contrário do investimento em actividades sãs e, de certa forma, coerentes. Este tempo compreende uma intensa actividade cerebral e consequente aumento das ligações neuronais do nosso cérebro. Sendo assim, aprende-se mais a fazer merda do que a acertar à primeira.