quinta-feira, março 23, 2006

Tempos diferentes

É primavera, e já é não é hoje que a primavera começou, no entanto foi preciso estar a ver futebol para me aperceber de que é primavera. Chegou o tempo dos passarinhos a chilrear, do cheiro a flores, do céu azul com algumas nuvens brancas, de um sol que já aquece que não é brincadeira, da roupa mais clara e menos acabrunhada. Lembro-me de, quando pequena, contar os dias até começar a primavera, de ficar secreta e expressamente contente com a chegada de uma estação diferente, como se isso fosse mudar o que quer que seja, como se a mudança de estação se traduzisse, efectivamente, numa mudança radical do tempo, da temperatura e do estado de humor. Mas mais que isso, nesses tempos, acreditava piamente que assim que dissesse à minha mãe que já era primavera, ela iria ignorar o frio que fazia lá fora e a chuva que não parava de cair e iria deixar que eu me vestisse como se já fosse verão.